#clubeexploradoresurbanos

  • Pedro

5 jeitos de trazer mais natureza para a vida dos seus filhos (mesmo que isso não seja sua praia)

1. Plantas na comida

2. Percebendo no caminho

3. Percebendo o próprio corpo

4. Caça ao tesouro

5. Livros e revistas


1. Plantas na comida

Ter uma horta é um dos jeitos mais simples e mão-na-massa de se aproximar da natureza, mas que muita gente ainda não faz. Se você ainda não colocou a ideia em prática, saiba que começar já é meio caminho andado! Você vai ver que até quando não sai tudo perfeito ainda é uma experiência que vale o pequeno esforço, principalmente quando está incentivando as crianças a plantarem a própria comida. É uma experiência sem igual.


2. Percebendo o caminho

Com certeza os caminhos que faz pelo dia a dia, mesmo na cidade grande, tem elementos da natureza que podem ensinar muito às crianças. Perceba e comente o que vê: seja uma árvore muito grande de tronco grosso (é muito antiga e não dá nem pra abraçar sozinho!), uma planta com folhinhas diferentes nascendo na calçada, um inseto colorido, ou os tipos de nuvens no céu. Se você treinar o olhar, vai começar a perceber coisas cada vez mais interessantes, e vai contagiar seus filhos com as suas observações!


3. Percebendo o próprio corpo

Todo mundo sabe e às vezes esquece: nosso corpo faz parte da natureza. Compare as linhas das próprias mãos com árvores e raízes, sua própria pele com tecidos e outros materiais, e tire uma página do mindfulness: fale para a criança fechar os olhos e “escanear” o corpo de cima à baixo, prestando atenção em tudo o que puder, desde a raiz dos fios de cabelo até a unha do pé. Pergunte-se por quê quando a barriga roncar ou quando um cabelo cair e vão juntos atrás das respostas! Cada conhecimento novo de algo da natureza abre o caminho para inúmeros outros.


4. Caça ao tesouro

Essa é uma das mais divertidas, e exige que vocês saiam de casa para um ambiente natural. Imprima, escreva ou desenhe alguns itens para uma caça ao tesouro na natureza, como uma flor, um ninho, uma minhoca, entre outros itens para ver ou também coletar. Basta seguir a lista, item por item, sozinho ou às vezes as crianças preferem com um amigo. Para as maiores, você pode deixar mais desafiador inserindo charadas para identificar o tesouro antes de ir procurá-lo, ou criar orientações, como por exemplo, 8 passos para Norte. O “como” vai da sua criatividade e do que as crianças preferem, mas só de estar no meio da natureza, todos os envolvidos já estão absorvendo os benefícios físicos e psicológicos que ela proporciona!


5. Livros e revistas

Para muitas crianças, um livro faz toda a diferença em despertar o interesse e apreciação pela natureza. Ter em casa um punhado de informações curadas especialmente para crianças faz qualquer uma ficar impressionada com o nosso mundão. Para conseguir opções mais econômicas, visite feirinhas em shoppings e sebos físicos e online, como estes aqui:

https://www.estantevirtual.com.br/

https://www.traca.com.br/

https://sebodomessias.com.br/

Também vale perguntar para alguns conhecidos que podem ter um livro desses parado em casa!




4 visualizações