Quem mora em São Paulo sabe que ir em uma feira de rua e não comer pastel é um sacrilégio. Existe, inclusive, um concurso anual promovido pela prefeitura da cidade que escolhe o melhor pastel da cidade. Neste concurso, por duas vezes, o vencedor foi o “Pastel da Maria“.

Kuniko Kohakura Yonaha, ou simplismente Maria, chegou ao Brasil em 1963 com 11 anos. Aos 14, já ajudava os pais a produzir e vender os pastéis na feira. Com o tempo, foi aprimorando os recheios e hoje é possível comê-los em seis feiras livres da cidade e em duas pastelarias fixas, em Pinheiros e na Casa Verde.

Fomos recentemente na pastelaria localizada à rua Fradique Coutinho, 580, em Pinheiros.

O local foi todo reformado e está decorado como se fosse uma barraca de feira. Possui uma gigantesca coifa que retira todo o cheiro de óleo do local. Há também diversas mesas para os clientes se sentarem e os garçons são bem atenciosos. A limpeza do local é impecável e tudo parece ser feito com muita higiene.

Escolhemos dois pastéis: um de Bauru e o outro de escarola com tomate seco.

Eles vieram em 5 minutos, quentinhos e secos. Junto veio um potinho com vinagrete e outro com ervas.

Os pastéis vieram bem recheados, e o sabor muito bom – sem aquele gosto de óleo encharcando a massa.

Quem acha que vai pagar muito caro por um pastel desses, pode cair do cavalo. O valor varia de R$ 4,00 a R$ 8,00 (para os pastéis especiais e grandões) – Veja o cardápio aqui.

Não sabemos se pode ser considerado o melhor pastel da cidade, mas não faz feio. Vale a pena das uma passadinha em uma das feiras ou nas lojas físicas e provar desta maravilha.

Onde encontrar?

Nas feiras da cidade:

  • Às 3ª e 5ª feira, na Praça Charles Miller (no Pacaembu)
  • Às 4ª feiras, na Rua Cayowáa (em perdizes, próximo com o cruzamento com a rua Heitor Penteado) e na rua Dr. César em Santana.
  • Aos sábados, na Alameda Sub-ten Francisco Hierro, no Parque Novo Mundo.
  • Aos Domingos na rua dos Trilhos na Mooca.

As pastelarias físicas ficam na Rua Valdemar Martins, 204 na Casa Verde e na Rua Fradique Coutinho, 580 em Pinheiros.

Mais informações no site da pastelaria.

Para chegarmos na pastelaria da rua Fradique Coutinho, fomos de metrô até a estação Clínicas da linha verde e descemos à pé a rua Teodoro Sampaio.

Galeria de fotos

One Response to Pastel da Maria – O melhor pastel de São Paulo

  1. Willians Sulivan says:

    amo muito tudo isso…
    Com toda certeza o pastel da Maria e o melhor de São Paulo sem sombras de duvida

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>